Com esse volume, os estoques chegam a 216 bilhões de títulos
A B3 já realizou este ano o registro de 100 mil cédulas de produto rural (CPRs), o que gerou um estoque de 216 bilhões de títulos emitidos. O volume é próximo às 110 mil CPRs registradas ao longo de 2022, segundo dados divulgados pelo presidente da B3, Gilson Finkelsztain, durante o 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio em São Paulo.
“Essas CPR’s registradas trazem não só segurança, mas transparência ao mercado, produtores e, na ponta final, se traduz em maior facilidade de análise de crédito e redução do custo de captação”, observou o executivo ao lembrar CPRs também são lastro de operações estruturadas como Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), cujo crescimento este ano soma 40%.
Ainda de acordo com Finkelsztain, o volume de Letras de Crédito do Agronegócio registra crescimento acumulado de 60% este ano enquanto os Fundos de Investimentos do Agronegócios (Fiagros) criados em 2021 somam 300 mil investidores pessoas físicas. “Sabemos que este é só o início, o potencial é muito maior”, completou o presidente da B3.
Por Cleyton Vilarino — São Paulo