Acertos incluem financiamento de exportações e compras de caminhões
Por José Florentino e Cleyton Villarino — De São Paulo – 17/04/2023
A JBS firmou um acordo com o Banco da China para o financiamento das exportações da companhia pelo prazo de até quatro anos. O anúncio ocorreu na última sexta-feira, durante a viagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao país asiático.
Ao todo, empresários dos dois países fecharam novas 20 parcerias. A Friboi, marca de carne bovina da JBS, fez um acordo para usar a estrutura da WHG para distribuição dos produtos da marca na China. O grupo tem capilaridade no país, o que facilita a presença de produtos frescos brasileiros no mercado local.
Já a Seara, empresa de frangos e suínos da companhia brasileira, anunciou a compra de 280 caminhões elétricos da JAC Motors. A aquisição será feita pela No Carbon, braço de novos negócios da companhia. Estima-se que cada veículo evita o lançamento anual de cerca de 30 toneladas de CO2.
Durante a missão oficial do governo brasileiro, o Ministério da Agricultura e a Administração-Geral de Aduanas da República da China (GACC) firmaram o Plano de Trabalho Brasil-China de Cooperação na Certificação Eletrônica para Produtos de Origem Animal. A iniciativa tem como objetivo combater e prevenir fraudes nas exportações.
Segundo nota divulgada pelo governo brasileiro, os dois órgãos “farão a avaliação da viabilidade de intercâmbio de dados de certificação eletrônica. A partir daí, eles promoverão os ajustes necessários nos sistemas utilizados no Brasil e na China e determinarão os modelos de certificados veterinários a serem usados”.
A perspectiva é de que o novo sistema permita acelerar as certificações e ampliar as transações comerciais entre os dois países. Feitos eventuais ajustes, o sistema escolhido entrará em fase de teste para só então ser implementado. O acordo não estabelece prazo para que a certificação eletrônica entre em operação.